sábado, 28 de setembro de 2013

Inaugurado novo Centro de Saúde da Família


O Município de Sobral tem novo reforço no Atendimento Primário à Saúde. Nessa sexta-feira, 27, o Prefeito Veveu entregou à população, ao lado da Secretária da Saúde, Mônica Souza Lima, o novo Centro de Saúde da Família, do Bairro Centro.

A Unidade atenderá cerca de 6 mil moradores e contará com uma equipe de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), composta por 1 médica, 2 enfermeiros, 3 auxiliares de enfermagem, 8 agentes comunitários de saúde, equipe de Saúde Bucal e equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

À partir desta segunda-feira, 30, a população já conta com serviços de consultas médicas, de enfermagem, odontológica, verificação de sinais vitais, imunização, prevenção de câncer ginecológico, entrega de medicamentos, e procedimentos como: curativos, administração de medicação, aerossol, além de atendimentos especializados nas áreas de pediatria, ginecologia e psiquiatria.

A solenidade de Inauguração do CSF teve abertura com apresentação da Banda de Música de Sobral, e contou com a presença do Vice-Prefeito, Carlos Hilton Soares; de vereadores; representantes da Saúde do Município e de Raquel Xavier Guimarães, recém empossada como Gerente da Unidade de Saúde do Centro, localizada na rua Antônio Mendes Carneiro, 252.


O CSF do Centro é o primeiro de muitos outros a serem entregues à população pelo Prefeito Veveu, na sede e nos distritos. O Município se tornou um verdadeiro canteiro de obras que vão ampliar o atendimento à saúde. As próximas Unidades a serem entregues, são: CSF Vila Recanto 2; Cohab 3; Sinhá Sabóia; CAIC; Terrenos Novos; Alto do Cristo; Santo Antônio; Alto da Brasília; e CSF da Estação.

Estão sendo ampliados os CSFs dos bairros: Pedrinhas, Padre Palhano, Vila União, Terrenos Novos e dos distritos de Caracará e Rafael Arruda, além da reforma do CSF do Bairro Sumaré.

As obras de construção atendem, ainda, aos distritos de Bilheira, Patriarca, Patos e Caioca. Sobral contará, também, com uma Unidade de Pronto Atendimento, para atenção especializada, e duas Academias de Saúde, uma no Junco e outra no Bairro Dom José, ambas com projeto de licitação pronto.